Informativos



Um ano de Feira do Artesanato

11/12/2014

Artesãos recebem capacitação gratuita em Piratuba


Depois de um ano de atividades o projeto da Feira de Artesanato de Piratuba vai ser aperfeiçoado. A Prefeitura, principal incentivadora dos artesãos, assinou recentemente um contrato de parceria com o SEBRAE, para oferecer capacitação aos mais de 20 expositores. Eles terão aulas, palestras e acompanhamento por 15 meses, sem custos. A intenção é aprimorar os produtos para agregar ainda mais valor ao artesanato.

O primeiro passo já foi dado. A Secretaria de Turismo e a Fundação de Cultura do município reuniram no ano passado, todos os artesãos. Um cadastro foi feito para saber exatamente quais eram os produtos artesanais de Piratuba. Em seguida o projeto da feira foi elaborado, legalizado e colocado em prática. A Prefeitura custeou as “barraquinhas” e a cada 15 dias os expositores mostram e comercializam o artesanato próximo ao Parque Termal. “Realmente deu certo, nós conseguimos valorizar esta produção artesanal de Piratuba, além de torná-la uma fonte de renda para os artesãos. E é mais uma opção de compra aos turistas e aos piratubenses”, destaca a diretora de Cultura, Solange Hachmann. “Agora vamos oferecer este acompanhamento com profissionais do SEBRAE, especialistas na produção artesanal, para melhorar ainda mais”, explica.

A capacitação vai trabalhar questões de artesanato e gastronomia artesanal de Piratuba. Serão abordados assuntos relacionados ao uso da matéria prima, comercialização, design e pesquisa para a elaboração de novas “peças”, que tenham características locais e lembrem Piratuba.

O primeiro encontro entre os artesãos e os profissionais do SEBRAE foi realizado na quinta-feira, dia 04. As atividades terão sequência em janeiro.

Fonte: Cristiano Mortari



Veja também






topo