Informativos



Planos Diretor e de Mobilidade Urbana começam a ser discutidos com a comunidade

17/08/2018

Com o lema “Um novo jeito de pensar Piratuba”, a Administração Municipal repassou à comunidade ontem, dia 16 de agosto, em audiência pública no anfiteatro do Centro de Eventos, informações sobre o Plano de Mobilidade Urbana (PlanMob) e a revisão do Plano Diretor do município. A reunião contou com a presença de representantes do Consórcio Intermunicipal Catarinense (CIMCATARINA), que explicaram a metodologia de trabalho e as formas através das quais a população poderá dar sugestões na elaboração dos documentos.

O prefeito Bile Benjamini reforçou que as decisões para elaboração dos planos de Mobilidade Urbana e Diretor serão tomadas em conjunto com os moradores de Piratuba. “Queremos saber o que a população pensa e deseja para o município. Não tomaremos decisões a portas fechadas, vamos ouvir a opinião da comunidade para que tenhamos um crescimento ordenado em nossa cidade”, afirmou.

Entre os assuntos que serão discutidos estão o uso e ocupação do solo, habitação e regularização fundiária, mobilidade urbana (que inclui sistema viário, planejamento ciclo viário, acessibilidade, transporte intermunicipal e coletivo municipal), preservação do patrimônio histórico (cultura, lazer e turismo – abordando temas importantes para a economia e bem-estar dos moradores e turistas – política de gestão do patrimônio cultural, definição de mecanismos de incentivos fiscais, definição de áreas de interesse turístico, sítios históricos e eventos municipais) e meio ambiente (saneamento, abastecimento de água e tratamento de efluentes, coleta de resíduos sólidos urbanos, código de posturas, zoneamento ambiental e diagnóstico socioambiental).

Sugestões via internet

Interessados em sugerir ou opinar podem acessar o site da prefeitura (piratuba.sc.gov.br) e clicar no banner “Plano Diretor” ou participar das audiências que serão realizadas. “Tudo que for sugerido será levado em conta para elaboração do projeto de lei que depois será encaminhado à Câmara de Vereadores para apreciação e votação”, completou o prefeito Bile Benjamini.

As próximas audiências públicas estão marcadas para os dias 12 e 26 de setembro e 10 de outubro deste ano, em locais a serem definidos. A apresentação pública final dos planos de Mobilidade Urbana e Diretor está prevista para ocorrer em 2019 e o último passo será a aprovação pela Câmara de Vereadores. A revisão do Plano Diretor tem previsão de ocorrer a cada dez anos.

Plano Diretor e melhora na qualidade de vida

O Plano Diretor tem como objetivo garantir melhorias na qualidade de vida dos moradores de todas as áreas do município (zonas urbana e rural). Após concluído e aprovado, o documento orientará o desenvolvimento de Piratuba pelos próximos dez anos, passando por uma gestão democrática, com participação social, com impactos a médio e longo prazos.

Plano de Mobilidade Urbana deve estar em acordo com o Plano Diretor

O Plano de Mobilidade Urbana (PlanMob) deverá estar de acordo com o Plano Diretor, estabelecendo objetivos e diretrizes para a construção de cidades interligadas, inclusivas e sustentáveis, abrangendo questões ligadas aos deslocamentos, acessibilidade, incentivo ao transporte, entre outros.

Texto e fotos: Elisângela Pezzutti – Ascom/Prefeitura Municipal de Piratuba





Veja também






topo