Informativos



Abertura da Semana Farroupilha

15/09/2014

Piratuba abre a Semana Farroupilha com cavalgada e apresentações

O último domingo foi marcado pelo início da Semana Farroupilha em Piratuba. Uma cavalgada e apresentações culturais abriram as atividades. Autoridades e tradicionalistas realizaram a cavalgada que conduziu a “Chama Crioula” e as bandeiras do RS e de Piratuba pela Avenida 18 de Fevereiro até a Praça do Ferroviário, em homenagem aos líderes da Revolução Farroupilha. No local, os grupos de dança, banda municipal e integrantes da Associação de Reservistas de Maximiliano de Almeida, ARMA, fizeram um desfile.

Na sequência a “Chama Crioula” foi acesa na Praça e após o pronunciamento das autoridades, as homenagens aos gaúchos seguiram com declamação de poesias e apresentações dos grupos de dança do município. “É uma programação variada de homenagens para valorizar os tradicionalistas e simpatizantes, além de relembrar a história da Revolução Farroupilha. Mesmo em SC, a tradição gaúcha é muito presente aqui”, comenta a superintendente da Fundação de Cultura, Gelci de Souza.

A programação segue e nesta segunda-feira trovadores, cantores e contadores de causos se reúnem na Praça às 18h. Na terça-feira, 17h, roda de chimarrão, também na Praça. Na quarta-feira a Noite Cultural reúne gaiteiros e violeiros no Centro de Eventos. Na quinta, no final da tarde, roda de chimarrão na Praça e na sexta-feira, “Costelão” no Centro de Eventos, às 20h.

No sábado um desfile gaúcho e apresentações culturais serão realizados na Praça a partir da 15h. Às 18:30h, no estacionamento do Centro de Eventos, a programação será encerrada com a tradicional Missa Crioula.



Fonte: Cristiano Mortari



Veja também






topo