Informativos



Alta demanda para mês de março, suspende “passar monte” pela Secretaria de Agricultura

24/02/2021

Alta demanda para mês de março, suspende “passar monte” pela Secretaria de Agricultura

A secretaria de Agricultura de Piratuba comunica que a partir do dia 01 de março a patrulha agrícola do município não estará mais realizando o serviço de “passar monte” que é o recolhimento do milho para silagem, que é cortado manualmente ao redor da lavoura, para o trator iniciar a colheita.

O motivo é o grande volume de colheita de milho para a silagem, que acontecera no mês de março, e para a patrulha agrícola do município, conseguir vencer toda a demanda de trabalho que está previsto para este mês, não estará por este período realizando esta atividade que requer um maior tempo de serviço.

O Secretario Leandro Borges enfatiza que devido à estiagem do ano passado os agricultores fizeram seu plantio do tarde praticamente todos ao mesmo tempo “esse ano praticamente todos os agricultores plantaram no mesmo período e por este fato a secretaria terá uma demanda muito grande de colheita para a silagem neste mês de março e portanto decidiu para otimizar e não deixar ninguém sem o trabalho da patrulha agrícola suspender este tipo de trabalho que consiste em recolher o milho cortado a mão nas lavouras, para dar início a colheita que em seguida é recolhido pelo trator que é conhecido como “passar monte” na linguagem do agricultor” explica Leandro.

Na região esse tipo de atividade já não é mais realizado a tempos, pelo perigo que o produtor corre em estar na frente da máquina ou até mesmo do lado jogando manualmente o milho cortado na ensiladeira. Outro fator é o tempo gasto e o desgaste do maquinário.

Ascom - Piratuba



Fonte: Ascom - Piratuba



Veja também






topo