Informativos



Profissionais da Saúde de Piratuba preparam criação de grupo multidisciplinar para atender pacientes

25/07/2019

PROFISSIONAIS DA SAÚDE DE PIRATUBA PREPARAM CRIAÇÃO DE GRUPO MULTIDISCIPLINAR PARA ATENDER PACIENTES COM OBESIDADE

Inscrições já estão abertas e podem ser acessadas na recepção da Unidade Básica de Saúde – (UBS) em horário de funcionamento da Secretaria de Saúde.

Por: Ernoy Mattiello – Ascom & Marketing

Um projeto de uma equipe de profissionais da Secretaria de Saúde de Piratuba, que integra seis áreas da saúde pública, promete melhorar a qualidade de vida de pacientes que estão acima do peso.

O trabalho é difundido como Grupo de Emagrecimento, conta com apenas 30 vagas e tem como público alvo, pessoas com obesidade, situação caracterizada pelo acúmulo excessivo de gordura corporal no indivíduo. Para o diagnóstico em adultos, o parâmetro utilizado mais comumente é o do índice de massa corporal (IMC).

O IMC é calculado dividindo-se o peso do paciente pela sua altura elevada ao quadrado. É o padrão utilizado pela Organização Mundial da Saúde (OMS), que identifica o peso normal quando o resultado do cálculo do IMC está entre 18,5 e 24,9. Para ser considerado obeso, o IMC deve estar acima de 30.

As inscrições vão de 22 a 31 de julho e podem ser realizadas na recepção da Secretaria de Saúde de Piratuba em horário de funcionamento do setor. A proposta é que o grupo se reúna duas vezes por mês em encontros programados para as segundas-feiras no auditório da UBS.

O primeiro encontro acontece no dia 05 de agosto às 14:00 horas e a atividade final do ano, está prevista para o início de dezembro.

A informação é da psicóloga Andréia Hibner, que integra a equipe que inclui além do atendimento psicológico, a atenção de profissionais como nutricionistas, médicos, educadores físicos, fisioterapeutas e farmacêuticos.

As ações da equipe multidisciplinar contemplam encontros com temas como: compulsão alimentar, autoestima, emoções, reeducação alimentar entre outras abordagens fundamentais.





Veja também






topo