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22/11/2019
Equipe de professores de Piratuba participa de seminário que discute novo Fundeb em evento regional
 


EQUIPE DE PROFESSORES DE PIRATUBA PARTICIPA DE SEMINÁRIO QUE DISCUTE NOVO FUNDEB EM EVENTO REGIONAL

Encontro realizado em Ipira, contou com a participação de equipe de diretores educacionais gestores públicos de Piratuba .

Por: Ernoy Mattiello – Ascom & Marketing


Uma equipe de professores e gestores escolares de Piratuba, coordenados pela secretária de Educação, Magrid Auler, participou na manhã desta sexta-feira (22), de um seminário que debateu a proposta de relatoria do novo Fundo de Manutenção e Desenvolvimento da Educação Básica e de Valorização dos Profissionais da Educação - (Fundeb).

O evento que teve a participação do prefeito Olmir Paulinho Benjamini, (Bile), recebeu centenas de professores e gestores escolares da Região do Integrar e do Alto Uruguai Catarinense, contou com a presença do Deputado Federal, Pedrop Uczai, que integra a Comissão de Educação da Câmara dos Deputados em Brasília.

Durante o encontro, que aconteceu nas dependências do Centro de Cultura de Ipira, SC, Pedro Uczai destacou que o Congresso Nacional através da Comissão Especial da Câmara apresentou Relatório da deputada professora Dorinha, que prevê complementação da União de até 40% em 10 anos. O documento que deve ser encaminhado ao Senado, para em seguida ser submetido à sanção presidencial.

Criado em 2006, o Fundeb passou a valer a partir de 2007, em substituição ao Fundo de Manutenção e Desenvolvimento do Ensino Fundamental e de Valorização do Magistério (Fundef). O fundo que funciona como uma poupança nacional, dedicada à educação, em 2019, ela alcança o montante de R$ 156 bilhões, com a garantia de investimento mínimo, por aluno, por ano, de R$ 3016.67. É o Fundeb que atualmente sustenta 85% dos gastos com educação básica no Brasil.

A intenção do debate, segundo a assessoria do parlamentar Federal, Pedro Uczai, é garantir um percentual mínimo de 15% para a educação, uma vez que o Fundeb expira em dezembro de 2020 e movimentos políticos têm se apropriado do momento para tentam reduzir o percentual de investimentos obrigatórios no setor educacional brasileiro.


Fonte de consulta: Agência Senado

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