Siga-nos:
 
Águas termais e férias em qualquer estação!
Home
Nossa História
Parque de Águas Termais
Mais Atrativos Turísticos
Eventos Tradicionais
Vídeos
Notícias
Gastronomia
Hospedagem
Centro de Eventos
Como Chegar
Localização
Contato
 
 
NOTÍCIAS
 
Busca
17/09/2019
Saúde faz blitz da campanha do Setembro Amarelo nesta semana no centro de Piratuba
 


SAÚDE FAZ BLITZ DA CAMPANHA DO SETEMBRO AMARELO NESTA SEMANA NO CENTRO DE PIRATUBA

Ação que integra o trabalho de valorização da vida deve mobilizar profissionais da Secretaria da Saúde em campanha de conscientização sobre suicídio.

Por: Ernoy Mattiello – Ascom & Marketing

A Secretaria de Saúde de Piratuba, realiza nesta quarta-feira (18), uma blitz educativa com distribuição de material e conversa de alerta de prevenção ao suicídio. O evento que prevê panfletagem e abordagem a pedestres e condutores, acontece em frente à Unidade Básica de Saúde, em plena Avenida Dezoito de Fevereiro.

As articulações que iniciam pela manhã, vão das 09:00 as 11:00 horas, no primeiro período, fazem uma pausa para o almoço e retornam à tarde, entre as 13:00 e 15:00 horas.

A informação é da Secretaria da Saúde, que já iniciou a distribuição de um panfleto informativo na cidade, com dicas básicas sobre a interação que se pode ter para identificar e ajudar pessoas que estejam manifestando sintomas de tendência ao suicídio.

Segundo a da Organização Mundial da Saúde (OMS), move em cada dez mortes por suicídio podem ser evitadas. O dado indica que a prevenção é fundamental para reverter essa situação, garantindo ajuda e atenção adequadas.

A primeira medida preventiva é a educação. É preciso perder o medo de se falar sobre o assunto. O caminho é quebrar tabus e compartilhar informações. Esclarecer, conscientizar, estimular o diálogo e abrir espaço para campanhas contribuem para tirar o assunto da invisibilidade e, assim, mudar essa realidade.

De acordo com dados do Centro de Valorização da Vida – (CVV), atualmente 32 brasileiros se suicidam diariamente. No mundo, ocorre uma morte a cada 40 segundos. Aproximadamente 1 milhão de pessoas se matam a cada ano. Sabe-se que os números são muito maiores, pois a subnotificação é reconhecida. Além disso, os especialistas estimam que o total de tentativas supere o de suicídios em pelo menos dez vezes.

Para a psicóloga Andreia Hibner, da Secretaria de Saúde de Pirtatuba, a informação e o acompanhamento profissional adequado além da conscientização, são as ferramentas mais eficientes na preservação da vida.

O Setembro Amarelo é uma campanha de conscientização sobre a prevenção do suicídio, que acontece em todo o país. A ação do período, foi adotada no Brasil em 2015 pelo Centro de Valorização da Vida – (CVV), em parceria com a Associação Brasileira de Psiquiatria – (ABP), com a finalidade de associar à cor ao mês que marca Dia Mundial de Prevenção do Suicídio, reverenciado em 10 de setembro.

Em Piratuba, as ações envolvem múltiplos setores da administração pública, que tem como coordenação as equipes ligadas à Estratégia Saúde da Família (ESF).



VEJA TAMBÉM

13/10/2019 - Aula de artesanato estimula alunos em criação artística comestível em...
13/10/2019 - Educação implanta novo sistema de registro para jornada de trabalho em...
11/10/2019 - Diversão colorida: Pequeninos de escola infantil de Piratuba...
11/10/2019 - Sextou! Estudantes têm tarde de recreação em Semana da Criança em...
11/10/2019 - Estudantes infantis se divertem em piquenique escolar em Piratuba
10/10/2019 - Audiências Públicas demonstram transparência em ações do Poder...
Veja Todas


Prefeitura Municipal de Piratuba - SC
Rua Governador Jorge Lacerda, nº 133, Centro, Piratuba / SC
CEP: 89667-000
Fone: 49 | 3553 0146
E-mail: comunicao@piratuba.com.br
Secretaria de Turismo
Rua Florianópolis, nº 246, Bairro Balneário, Piratuba / SC
Fone: 49 | 3553 0553
E-mail: turismo@piratuba.com.br
Assessoria de Imprensa - Prefeitura de Piratuba
 
© - Ideia Good - Soluções para Internet